Coordenação

O programa foi pensado com base na experiência do coordenadores no desenvolvimento de pesquisas, na coordenação de atividades de intervenção em contexto escolar e na oferta de cursos a distância, visando criar experiências diferenciadas de aprendizagem que contribuam com a apropriação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que possam contribuir com a atuação profissional.

Coordenadores:

  Daniela Karine Ramos
Psicóloga (UFSC), Pedagoga (UDESC), Mestre e Doutora em Educação (UFSC). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-Doutorado em Educação e Psicologia na Universidade de Aveiro (Portugal), Líder do Grupo de Pesquisa Edumídia (CNPq). Coordena o LabLudens, um laboratório de pesquisa e extensão do Colégio de Aplicação da UFSC que propõe atividades lúdicas utilizando jogos analógicos, games e gamificação para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Coordenou o desenvolvimento da Escola do Cérebro, um aplicativo que integra jogos digitais voltados para crianças no contexto escolar para o aprimoramento das funções executivas, e atua em projetos de formação de professores relacionados ao uso das tecnologias e estratégias didáticas que priorizem a formação integral.

   João Mattar
Bacharel em Filosofia (PUC-SP) e Letras  (USP), com Especialização em Administração (FGV-SP) e Teaching and Learning in Higher Education (Laureate International Universities), Mestrado em Educational Technology (Boise State University), Doutorado em Letras (USP) e Pós-Doutorado (Stanford University). É professor no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP) e no PPGENT – Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias (Uninter), líder no Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e no GPTED – Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais. Autor de vários livros, como ABC da EaD: a educação a distância hoje (Pearson), Games em Educação: como os nativos digitais aprendem (Pearson), Tutoria e Interação em Educação a Distância (Cengage Learning) e Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended e a Distância (Artesanato Educacional), entre outros. É Diretor da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.